top of page

Sapatos e tênis confortáveis, serão a melhor opção?

  • Foto do escritor: Sofia Lourenço
    Sofia Lourenço
  • 2 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jun. de 2025


Por norma, neste blog, não escrevo na primeira pessoa. Mas neste artigo, faz todo sentido para mim fazê-lo pois o tema torna-se algo pessoal e ainda assim comum a uma elevada percentagem da população.



Há um tempo atrás, desenvolvi uma inflamação no tendão tibial anterior direito, uma tenossinovite aguda. Na busca de entender o porquê e no receio de ser uma questão recorrente, marquei consulta num especialista, podologista.

Foi diagnosticado uma dismetria dos membros inferiores, nada mais é que uma perna mais curta do que a outra.


Esta condição estima-se ser comum a cerca de 70% da população.



Tipos e causas de dismetrias sapatos confortáveis


Sendo qualificada como: leve, moderada ou grave.


E existindo dois tipos:


  • Dismetria estrutural sapatos confortáveis Quando ocorre uma diferença relacionada com o comprimento dos ossos dos membros inferiores. Que também pode ser chamada de verdadeira.

  • Dismetria funcional Quando tem origem em desequilíbrios musculares e/ou posturais (ex: desnível da bacia). Que também pode ser chamada de falsa.

Entre as causas estão os fatores genéticos, doenças ósseas, infecções ou traumas durante o crescimento.


Vale referir que mesmo sendo uma diferença considerada leve, a sobrecarga mecânica pode ser acentuada pela prática profissional, diária ou recreativa, e pela predisposição para o desgaste articular podendo naturalmente promover e desencadear problemas graves e precocemente. outro fator importante, que influenciará a antecipação de problemas diz respeito ao tópico que iremos discutir no próximo parágrafo, o tipo de calçado.


Solas moles ou solas duras?


Para minha grande admiração, o médico podologista apontou com muita certeza, o uso diário de sapatilhas confort e sapatos confortáveis em geral, como um outro fator principal. Aconselhando o uso de sapatos de sola dura de couro e, preferencialmente, mais por uma questão higiênica, revestidos em pele. A pele permite que o ar circule, assim os pés mantêm-se secos e frescos, ajudando a prevenir odores e estabilização de fungos.

Não necessariamente a sola terá que ser em couro, existem outros materiais que também atingem um nível de dureza aceitável, nomeadamente EVA alta densidade e borracha rígida.


Fig 1: vários tipos de calçado


Referências:

Dismetria dos membros inferiores. Fisioterapia de Oeiras, 2025. Disponivel em :<https://www.fisioterapiaoeiras.com/servicos/fisioterapia/dismetria-dos-membros-inferiores>. Acesso em: 2 de maio de 2025

Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia, e Terapia Ocupacional - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Desigualdade estrutural discreta de membros inferiores é suficiente para causar alteração cinética na marcha de corredores?. Scielo Brasil, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/aob/a/s7g9t6Vm6bdyHRZzCTw4TVm/>. Acesso em: 2 de maio de 2025



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page